quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ricken Patel

"O mundo deve ser moldado pelas pessoas"

Ricken Patel, criador da rede online Avaaz, afirma em sua entrevista com a Revista ÉPOCA, que lidera uma missão democrática e flexível.  De acordo com Ricken, há  "ativismos inúteis de todos os tipos"

"Aos 18 anos, o canadense Ricken Patel fez um plano: mobilizar milhões de pessoas no mundo em defesa de boas causas. Aos 37, depois de estudar nas universidades Oxford e Harvard e de morar em Serra Leoa, Sudão, Libéria e Afeganistão, ele pode se dizer realizado. Seu Avaaz tem mais de 25 milhões de seguidores. O projeto, cujo nome significa voz ou música em persa, busca a mobilização social pela internet, com sites nos cinco continentes e em 15 línguas. Atua coletando assinaturas para petições on-line, financiando campanhas, enviando e-mails, pressionando governos e organizando protestos. "A internet é parte do futuro, não o retrato completo", disse Patel a ÉPOCA."     -    Revista ÉPOCA: Julia Korte.

ÉPOCA pergunta - A relação com os governos é delicada?
Patel - Essa questão varia muito de acordo com o país e o governo com que estamos falando. Em alguns países, ainda há bons líderes no poder, que apontam para as questões certas. Nesses casos, os consideramos como parceria certeira para convencer outros governos a tomar atitude. Isso ajuda o Avaaz a dizer: "Estamos lutando pelo que a maioria das pessoas no mundo quer e somos eficientes nisso". Mas isso muda muito, e é muito raro que, mesmo nas boas relações, acabemos entrando em consenso sobre determinadas questões. Até mesmo dentro de um mesmo governo pode haver divergência.

ÉPOCA - E no Brasil?

Patel - O Brasil tem influência importante no mundo hoje. Tínhamos a esperança de que a presidente Dilma Rousseff  fosse uma grande mediadora em questões de sustentabilidade, e isso tem sido dificultado. Mas continuaremos a lutar para que ela tome liderança nas questões verdes.

Ricken Patel
           Avaaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário